Autismo

O que é o Autismo

O que é?

O autismo ou Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno neurobiológico que causa uma alteração no desenvolvimento que faz com que o indivíduo tenha dificuldades no relacionamento com as pessoas e no ambiente onde vive. Assim, é necessário que receba ajuda para se desenvolver e superar suas limitações.

O TEA não se transmite e não é causado por hábitos ou ambientes. O autista necessita de atenção, amor e carinho, deve ser respeitado e incluído no meio social para que seja estimulado todo seu potencial. Ele pode desenvolver um talento especial e contribuir com a turma da escola e com a família como qualquer outra criança.

Dra. Ana Catarina, psiquiatra

TEA

“O Transtorno do Espectro Autista é uma condição do neurodesenvolvimento, com prejuízos na comunicação, na interação social e no comportamento.”

ALGUNS SINAIS DE AUTISMO observados pelos pais

• Seletividade alimentar repentina;
  • Atraso na fala;
  • Choros descontrolados;
  • Parece não ouvir quando é chamado;
  • Anda nas pontas dos pés;
  • Falta de interação com outras crianças na mesma faixa etária;
  • Pânico em situações onde tem muitas pessoas;
  • Leva as mãos aos ouvidos para não escutar alguns barulhos;
  • Enfileira coisas por tamanhos ou cores;
  • Hiperfoco em letras e números desde muito pequeno;
  • Fala palavras difíceis, não comuns a faixa etária.

Combater o Capacitismo

O autismo é um espectro neurológico que afeta a forma como uma pessoa percebe o mundo e interage com os outros. Por outro lado, o capacitismo é uma forma de discriminação que desvaloriza pessoas com deficiências. A conscientização sobre o autismo é crucial, não apenas para entender a condição, mas também para combater o capacitismo. É através do conhecimento que se pode desmantelar preconceitos e promover uma sociedade mais inclusiva.

Impacto da Conscientização na Sociedade:

Quando a sociedade se torna consciente sobre o autismo, as percepções e atitudes começam a mudar. Programas de conscientização ajudam a dissipar mitos e mal-entendidos, permitindo que as pessoas vejam além das deficiências. Por exemplo, campanhas de conscientização têm levado a uma maior aceitação nas escolas e locais de trabalho, promovendo ambientes mais inclusivos e empáticos.

Benefícios para Indivíduos Autistas:

A conscientização aumenta significativamente a qualidade de vida das pessoas autistas. Ao reduzir o estigma, eles se sentem mais aceitos e incluídos na sociedade. Isso não apenas melhora o bem-estar emocional, mas também abre portas para oportunidades educacionais e profissionais, que de outra forma poderiam ser limitadas devido a mal-entendidos e preconceitos.