O QUE É O AUTISMO?

"O Transtorno do Espectro Autista é uma condição do neurodesenvolvimento, com prejuízos na comunicação, na interação social e no comportamento." Daniele Muffato

QUANDO COMEÇAMOS

Em 2019 um grupo de pais de autistas se reuniu para fazer o 1º Encontro de Conscientização do Autismo. O encontro foi um sucesso e surgiu a urgência de fundarmos uma associação que lutasse pelos direitos da pessoa autista, conecta-se essas pessoas e pudesse oferecer as demandas específicas do TEA. Daí surgiu a Associação de Pais de Autistas de São João del-Rei, hoje Associação Pró-Autistas, após a chegada do primeiro autista em sua diretoria.

QUEM SOMOS

Somos uma equipe administrativa formada por 4 pessoas. Dentro dela temos a Presidência, Acolhimento, Comunicação e Financeiro. Além dessa equipe, contamos com parceiros que apoiam a causa e ajudam com o trabalho jurídico, de psicologia, secretariado e oficinas. Estamos abertos para os voluntários que quiserem participar e ajudar com a habilidade que cada um tem a oferecer.

COMUNIDADE

Aqui nós realizamos diversas atividades na área da saúde, educação, cultura e artística. Nosso objetivo é tratar e promover uma maior convivência e participação social e comunitária para as pessoas. Queremos construir um espaço que traga segurança, acolhimento e que seja possível levar tratamento às pessoas AUTISTAS e seus familiares.

ACOLHIMENTO

Hoje nosso mais importante trabalho é o de acolhimento das famílias e dos autistas que recebem o diagnóstico, recebido muitas vezes de forma desumana. A falta de políticas públicas de atendimento à saúde mental e de estimulação infantil nos direcionou a instruir as famílias juridicamente. Ensinar os caminhos para aquisição dos direitos da pessoa autista, seja pela esfera pública, seja pela privada, através dos serviço dos planos de saúde. Queremos dar atendimento especializado e individualizado para a pessoa autista, possibilitando uma vida adulta dígna e próspera, trabalhando suas habilidades e oferecendo suporte para que cheguem ao mercado de trabalho.

ASPAS

Vídeo feito por alunos da Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ - Jornalismo